Postagem em destaque

Torá Oral

  A IMPORTÂNCIA DA TORÁ ORAL (para quem acha que só a Torá escrita vale): "Um não-judeu se dirigiu ao Sábio Shammaï e lhe perguntou:...

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Havdalá

Como anunciamos a entrada do Shabat fazendo "Kidush" também marcamos o final do Shabat com "Havdalá". 1. O que você precisa: Uma vela de 2 pavios (ou duas velas grudadas) Copo de vinho ou suco de uva Especiarias (cravo funcionam bem) Um pedaço de folha de alumínio (ou uma placa) para a vela a escorrer, e para extinguir a chama 2. O Shabat termina quando três estrelas de tamanho médio são visíveis à primeira vista no céu noturno. Este tempo varia de acordo com a localização e estação do ano. 3. Se o tempo final do sábado é superior, pode-se recitar as seguintes palavras e começar a fazer atividades "da semana": Baruch ha-Kodesh mavdil bein le-chol. Bendito o que dividi entre o sagrado e o mundano. Também durante o serviço da noite, existe uma inserção especial na Amidá silenciosa que actua como um Havdalah preliminar. No entanto, ainda é preciso realizar a cerimônia de Havdalá sobre o vinho ou suco de uva. 4. Não se deve comer ou beber até que você tenha realizado a cerimônia de Havdalá. 5. Havdalah é constituído por cinco seções: a) O parágrafo introdutório. b) Bênção sobre o vinho. O Judaísmo nos ensina a transformar o físico para o espiritual. Assim como uvas simples foram transformadas em vinho, por isso temos o prazer de renovação espiritual que conseguimos durante o sábado, e esperamos continuar a crescer através da próxima semana. c) Bênção sobre as especiarias. Os cabalistas dizem-nos que durante o Shabat, cada um recebe uma alma extra ou sensibilidade espiritual extra. Assim como o sábado vai, assim que faz a alma extra, fazendo com que nos sintamos fracos. Por esta razão, cheirar algumas especiarias (espirituais sais de cheiro!) Para confortar a alma pela perda do Shabat. d) Bênção da chama. O Talmud diz que quando Adão foi criado no sexto dia, ele estava muito triste ao ver o surgimento da escuridão na noite de sexta-feira. Ele pensou que talvez o mundo estivesse acabando! Então, no sábado à noite, D'us deu a Adão o dom do fogo. É por isso que dizemos a bênção sobre o fogo na noite de sábado. A vela representa a luz Havdalah primeira e fundamental da criação, um novo começo, um novo compromisso. Esperamos para espalhar a luz do Shabat em nossa semana. Depois de dizer a bênção, nós usamos nossas mãos a luz próximo da chama e olhando para as unhas. Quando vem o Shabat, acender uma única vela, mas quando o Shabat é sair, podemos acender uma chama mais luzes entrelaçadas, como já tivemos a experiência de viver com uma alma extra. e) Finalmente, a Bênção de Havdalá. 6. O procedimento é como se segue: Encha um copo de kidush, seja com vinho ou suco de uva até que o líquido transborde um pouco sobre a placa abaixo. Este é um símbolo do nosso desejo de que o estouro de bênçãos na semana. Ligue Havdalah ( vela trançados com pelo menos dois pavios, ou duas velas preso com as suas chamas em conjunto). Alguém que não seja a pessoa que faz a bênção deve segurar a vela. Se sozinho, coloque a vela em um recipiente. Você pode fazer isso em pé ou sentado, e não deve falar até que a cerimônia é concluída. Segurando o copo de vinho na palma da mão direita (ou esquerda para canhotos), lê o primeiro parágrafo:
Bênçãos de Havdalá
Hineh El ieshuasi, evtaj ve-lo efjad, ki azi ve-zimras Yah Ado---noy, va-iehi li lishu'ah. Ushav'tem maim be-sason mi-ma'aenei ha-ieshuah. La'Ado---noy ha-ieshuah, al ameja birja-seja selah. Ado---noy tzeva'os imanu, misgav lanu Elo-hei Ia'acov selah. Ado---noy tzeva'os, ashrei adam bote'aj baj, Ado--noy hoshiah, ha-melej ia'aneinu ve-iom karenu. La-iehudim hai'sa ora ve-simja, ve-sason vikar. Ken ti'heh lanu. Kos ieshuos esa, uve-shem Ado--noy ekra. Eis que D'us é a minha salvação, eu confiarei e não temerei, pois D'us é minha força e HASHEM louvor, Ele era um salva-vidas para mim. Você pode tirar água com alegria das fontes da salvação. A salvação é de Hashem, repousa sobre o teu povo a sua bênção, Selah. Senhor, Senhor dos Exércitos está conosco, o D'us de Jacó é uma fortaleza para nós, Sela! Senhor, Senhor dos Exércitos, bem-aventurado é o homem que confia em ti. Senhor, salve! Que o Rei responder-nos no dia em que ligar. Para os judeus houve luz, alegria, felicidade e honra, que assim seja para nós. Levantar a taça de salvações e invocar o nome do Senhor Ele continua com a bênção do vinho (mas ainda não realizado):
Maranan Savri Rabanan ver-ver-rabotai: Baruch ata Ado --- noy, Elo - heinu melech ha-olam, Borei peri ha-gafen. Bendito és Tu, Senhor, nosso D'us, Rei do Universo, que cria o fruto da videira. Todos os presentes respondem: "Amém". *** O copo é passado para a mão esquerda. Ele levanta a caixa de especiarias (cravo normalmente ou páprica canela não deve ser usado como ramo é mesmo comestível) com a mão direita e a seguinte bênção é pronunciada:
Baruch ata Ado --- noy, Elo --- heinu melech ha-olam, Bore Minei vesamim. Bendito és Tu, Senhor, nosso D'us, Rei, do Universo, que cria espécies de fragrância. Todos os presentes respondem: "Amém". O líder cheira espécies e passa ao redor da mesa para que todos possam sentir o cheiro. *** Com o copo de vinho na mão esquerda ainda, a bênção sobre o fogo (vela) é pronunciado:
Baruch ata Ado --- noy, Elo --- heinu melech ha-olam, ha-Bore me'orei aesh. Bendito és Tu, Senhor, nosso D'us, Rei do Universo, criador dos luminares de fogo. Todos os presentes respondem: "Amém". Todos os presentes estenderam suas mãos para a chama para observar suas unhas (para usar a chama em que pronunciam a bênção). *** O copo de vinho é retornado para a mão direita para a bênção final:
Baruch ata Ado - noy, Elo - heinu melech ha-olam, ha-Kodesh mavdil bein le-chol, bein ohr choshech le, la-Amim bein Israel, bein yom ha-le-sheshes shevi'i iemei ha-ma'aseh. Baruch ata Ado --- noy, bein ha-Kodesh mavdil le-chol. Bendito és Tu, Senhor, nosso D'us, Rei, do universo, que separa entre o sagrado e o mundano, entre a luz e as trevas, entre Israel e as nações, entre o sétimo dia e seis dias de trabalho. Bendito és Tu, Senhor, que separa entre o sagrado e o mundano
presentes respondem: "Amém".
O líder leva pelo menos 60 cm3 do líquido. O resto do vinho é usado para extinguir a chama. Tente derramar algumas em um prato e colocar a chama para o líquido até que ele se apague. Algumas pessoas têm o hábito, antes de se apagar a chama, para acender duas velas novas, de modo que a "luz" Shabat continuam esta semana. Há também o hábito de molhar as pontas dos dedos no vinho derramado, para colocar algumas gotas nas pálpebras e atrás das orelhas - como um prenúncio de "ver e ouvir" uma boa notícia durante a semana.

 
.... - .. ., .